Como Recuperar Dados do SSD
Os Dispositivos de Estado Sólido (SSD) são baseados em novas tecnologias, que ainda não podem ser totalmente compreendidas, pois são de propriedade privada e geralmente não são reveladas pelos fabricantes. Essas tecnologias são complexas e estão em constante evolução, criando um desafio ainda maior para o software de recuperação de dados SSD. Entre os desafios, estão a criptografia, o TRIM e o over-provisioning.
Como Funciona um SSD?
Muitos SSD já vem criptografados por padrão. Esta configuração destina-se a proteger os dados armazenados no dispositivo. O mecanismo de criptografia usado pode ser baseado em software ou hardware. Para acessar os dados, a criptografia solicita credenciais específicas que devem ser de conhecimento do usuário. Caso as credenciais não estejam corretas, o resultado é a inacessibilidade dos dados. Por exemplo, a Microsoft usa o BitLocker, que permite a criptografia de disco completo. Já os pendrives da ScanDisk usam o Secure Access Vault, proprietário.
O TRIM é um processo que limpa as páginas com dados inválidos. Nas unidades SSD habilitadas para TRIM, esta operação é realizada em segundo plano pelo coletor de lixo. Alguns fabricantes, como a Intel, usam um firmware personalizado para implementá-lo. O TRIM é descrito no protocolo SATA como três tipos diferentes: não determinístico, leitura determinística após TRIM (DRAT) e zeros determinísticos após TRIM (DZAT). Somente o DZAT faz uma limpeza completa e permanente, substituindo o conteúdo por zeros após a exclusão do dado. No entanto, como o remapeamento da unidade é feito constantemente para liberar os endereços, os dados podem permanecer intactos mesmo que seja relatado como limpo. A Microsoft fornece um utilitário chamado fsutil, que pode ser usado para verificar se o mecanismo TRIM está ativado automaticamente ou não. Este utilitário está disponível a partir do Windows 7 em diante.
A superprovisionamento (over-provisioning) é um mecanismo destinado a aumentar o tempo de vida do SSD. Significa simplesmente adicionar alguns blocos extras que são reservados pelo controlador e podem ser usados para substituir os falhados. Por exemplo, um dispositivo que afirma conter 120 GB, pode, na realidade, ter mais espaço de armazenamento disponível.
Como essas Tecnologias Afetam a Recuperação de Dados SSD?
Essas tecnologias apresentam um desafio adicional para a recuperação de dados SSD.
A criptografia torna necessário ter as credenciais. Devido a isso, os especialistas recomendam manter um registro destas credenciais em um lugar seguro. Se foram usadas recentemente, essas credenciais podem estar disponíveis na RAM e recuperáveis com um software dedicado.
O TRIM cria sérios obstáculos, especialmente se for feito automaticamente. Neste caso particular, mesmo desligando o computador, após o comando ter sido emitido pelo sistema operacional, a ação não será interrompida. Quando o computador for ligado novamente, o sistema operacional continuará a sua operação. Isso é particularmente importante, pois a Microsoft usa apenas o DZAT no Windows. Em outros casos, alguns dados podem ser recuperados com ferramentas específicas de recuperação de dados SSD de hardware.
A superprovisionamento pode afetar a recuperação de dados SSD, pois alguns espaços de armazenamento podem não ser contabilizados como disponíveis ou usados.
Como Planejar o Que Devo Fazer em Caso de Perda de Dados?
O mais crucial em casos de perda de dados, é parar de usar o dispositivo e mantê-lo na melhor condição possível. Depois é preciso fazer uma imagem do dispositivo e tentar recuperar os dados perdidos dessa cópia. Assim, a fonte original de dados não é afetada pelo processo de recuperação. Portanto, use um software de recuperação de dados SSD, como Disk Drill e verifique a imagem criada. Este app está disponível para Windows e Mac. Tem uma versão gratuita para download e uma versão Pro.
Seu Companheiro para a Recuperação de Arquivos Excluídos
Como Usar o Disk Drill para Recuperar Dados de um SSD?
O Disk Drill traz duas funcionalidades úteis: Quick Scan e Deep Scan. A primeira é útil quando os dados foram perdidos recentemente. Já quando se trata de exclusões antigas, a verificação Deep Scan é a mais conveniente. No entanto, a verificação só funcionará se o TRIM ainda não tiver limpado o espaço de armazenamento.
A verificação ainda pode pausada e a sessão ficará salva. Como o processo de recuperação de dados SSD pode variar de minutos para horas, dependendo do tamanho do dispositivo, esta última funcionalidade permite interromper a operação para que ela seja continuada mais tarde, sem perder o trabalho já realizado.
Para computadores Mac, caso o função Guaranteed Recovery (GR) estiver ativada, alguns dados podem ser recuperados. Esta funcionalidade é fornecida apenas pelo Disk Drill. Ela basicamente mantém uma cópia recuperável de qualquer arquivo enviado para uma pasta especificada.
Caso contrário, é muito importante tomar medidas preventivas, como backups regulares das informações críticas.
Como posso Criar Backups com o Disk Drill?
É muito fácil fazer um backup com o Disk Drill. Este software de recuperação de dados SSD vem com a opção “Fazer backup em uma imagem de disco recuperável”. Assim, as informações podem ser salvas em um arquivo dmg, img ou iso e, posteriormente, recuperadas com o próprio Disk Drill ou qualquer outro software de arquivo de imagem disponível no mercado.