Recuperando Arquivos Acidentalmente Sobrescritos
Acontece com todos nós e tudo o que é preciso são dois nomes de arquivos idênticos. Claro, o Word ou o Excel irá perguntar se você tem 100% de certeza se quer substituir o documento original, mas antes que o seu cérebro possa impedir que seus dedos toquem na tecla enter, o arquivo original desapareceu.
Felizmente, existem várias maneiras de como você pode recuperar o arquivo perdido em apenas alguns minutos. Neste artigo, vamos descrever três delas — uma maneira exclusiva para Windows, uma maneira exclusiva para Mac OS X e uma que funciona em ambos os sistemas operacionais.
Recuperando Arquivos Substituídos no Windows
Para recuperar um arquivo sobrescrito em um PC com Windows, abra o Windows Explorer e navegue até a pasta onde o arquivo estava localizado. Clique com o botão direito em qualquer lugar dentro desta pasta e selecione Propriedades no menu de contexto. Depois disso, selecione a guia Versões Anteriores e procure a versão anterior do arquivo substituído. A questão aqui é que o Windows armazena versões anteriores dos arquivos através do recurso Histórico de Arquivos ou dos Pontos de Restauração e a maioria dos usuários não usa ativamente nenhum deles.
É por isso que é bom saber que você também pode usar o recurso Gerenciar Documento presente na maioria dos produtos do Microsoft Office. No Word, por exemplo, você pode acessá-lo, abrindo o menu Arquivo. Ele se encontra na parte inferior da guia de informações do arquivo.
Recuperando Arquivos Substituídos no Mac OS X
Os usuários do Mac OS X se dão um pouco melhor quando se trata de recuperação de arquivos substituídos em comparação com os usuários do Windows. No entanto, há uma enorme advertência: o recurso Time Machine deve estar ativo.
Se ele estiver, para você recuperar um arquivo substituído, basta usar o Finder para encontrar a pasta que contém o arquivo substituído e selecionar uma versão anterior do arquivo através do Time Machine. Se não estiver ativo, a sua única opção é usar uma ferramenta de terceiros, como a descrito no próximo capítulo.
Recuperando Arquivos Substituídos em Qualquer Sistema Operacional
Em caso de você não conseguir recuperar o seu documento substituído usando os métodos de recuperação nativos do Microsoft Windows ou do Apple Mac OS X, é hora de tentar uma solução mais robusta, como o Disk Drill, um aplicativo comprovado de recuperação de dados que já ajudou milhões a recuperar arquivos substituídos, perdidos ou corrompidos.
Você pode se perguntar como um aplicativo de recuperação de dados pode ajudá-lo a recuperar um documento substituído. A questão é que quando você substitui um documento, o original quase nunca desaparece do seu disco rígido — pelo menos não imediatamente. Seu sistema apenas vincula o arquivo com um grupo diferente de zeros e uns e marca o local onde o arquivo original estava localizado como disponível.
Seu Companheiro para a Recuperação de Arquivos Excluídos
Se você não demorar muito e deixar que outros programas ocuparem o espaço anteriormente alocado pelo seu arquivo no disco rígido, o Disk Drill não terá problemas em encontrar o seu documento antigo. Na verdade, ele pode encontrar mais de 200 tipos de arquivos diferentes e permitir que você escolha exatamente quais arquivos você deseja recuperar. Tudo o que é preciso é um único clique no botão Recuperar e o documento sobrescrito será restaurado com sucesso. Visite o site oficial e baixe o programa gratuitamente.